global-design-site new-1

Clique aqui para a brochura versão impressa

Clique aqui para o plano de estudo de 2013 no Diario da República

O que é o Design

Licenciatura em Design

 

O QUE É O DESIGN ?

Design é a ideação, criação e desenvolvimento de objetos bi e tridimensionais, produzidos industrialmente. É uma atividade de projeto, à escala da mão e do gesto, orientada para a resolução de problemas humanos que envolvem objetos, sistemas de objetos, sistemas de objetos e serviços, quer estes sejam equipamentos, objetos de comunicação, vestuário, ambientes etc.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO EM DESIGN

Os cursos de Design formam profissionais com a capacidade de resolver problemas que envolvem a cultura material e o mundo dos produtos-serviços. Esta formação reconhece e estimula a relação com outras áreas deglobal-design-site new-4 conhecimento sem as quais não é possível encontrar respostas adequadas à complexidade e especificidade de grande parte dos problemas das sociedades atuais É também objetivo desta formação a consciencialização para uma prática profissional eticamente responsável e comprometida com o bem-estar do ser humano.

A QUEM SE DESTINA

Estas Licenciaturas destinam-se a jovens que se sintam motivados e acometidos a pensar, criar e projetar produtos e serviços bi e tridimensionais visando o bem-estar humano e a sustentabilidade do planeta.

A ESCOLA

A Faculdade de Arquitectura (FA) oferece cursos conducentes a grau ao nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Design. Oferece ainda cursos não conducentes a grau que facultam uma formação complementar a profissionais que pretendem adquirir conhecimentos mais aprofundados. Esta ampla oferta de formação faz da FA a maior e mais diversificada escola do país nas suas áreas, com cerca de 3 mil alunos. É também a escola com maior número de alunos estrangeiros provenientes da Europa, mas também de países de outros continentes com os quais a FA possui acordos de intercâmbio. É ainda a escola mais antiga, com raízes que remontam ao século XVI.
A sua principal caraterística é a formação através do Projeto no 1º e no 2º ciclo, onde os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas são aplicados na conceção de objetos que podem ir desde a escala da mão à escala do território. Apesar deste enquadramento, é objetivo da FA formar um leque mais alargado de profissionais, como consultores, investigadores e quadros públicos, em áreas ligadas ao ambiente construído, à cultura e à indústria. Será certamente pela articulação destes objetivos que mais de 95% dos seus graduados obtêm colocação um ano após terminarem o curso. Atualmente, a FA está apostada em formar profissionais capazes de trabalhar com a sociedade portuguesa, contribuindo para aumentar o seu potencial de inovação, competitividade e exportação. Por este motivo, favorece-se o desenvolvimento de projetos finais e de dissertações científicas em colaboração com entidades públicas e privadas, fomentando o empreendedorismo e criando oportunidades futuras para os alunos.
A formação no 3º ciclo é dirigida à investigação avançada nas três áreas disciplinares da FA, sendo enquadrada pelo CIAUD, o centro de investigação classificado de Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Neste quadro, foi recentemente criado um centro de prestação de serviços, um gabinete de transferência de tecnologia e uma incubadora de empresas.global-design-site new-5
Como escola moderna, que tenta combinar tradição e inovação, a FA é uma instituição de referência na formação profissional de arquitetos, urbanistas e designers, assim como na produção de investigação especializada e interdisciplinar socialmente reconhecida.

DESIGN NA FA

ensino do Design surge na Faculdade de Arquitectura em 1992 com licenciaturas na área do Design de Produto e do Design de Moda com a duração de seis anos (cinco anos letivos + estágio).
Até hoje foram realizadas três reestruturações curriculares, numa adaptação constante às mudanças dos mercados e dos estilos de vida, tendo sido afinados alguns aspetos relativos a conteúdos. As alterações produzidas enquadraram-se nos princípios do processo de Bolonha que prevê um ensino mais participado e flexível, facilitador da mobilidade entre escolas e promotor de intercâmbio de saberes e práticas.
Na atualidade, a estrutura curricular das licenciaturas na área do Design articula-se com a dos mestrados e foi pensada para uma formação encadeada de dois ciclos complementares, com níveis de especialização e de aprofundamento crescentes. Em todas as licenciaturas, o Projeto é entendido como a disciplina de síntese, para a qual concorrem os conhecimentos de outras áreas disciplinares como as Tecnologias, a Teoria e a História, a Gestão e a Sociologia, que são essenciais para o correto enquadramento e desenvolvimento do processo de projeto.
A Licenciatura em Design confere competências tanto em projeto de produto quanto em projeto gráfico, permitindo a prática profissional ou o prosseguimento de estudos em qualquer destas duas áreas disciplinares.

OFERTA FORMATIVA EM DESIGNglobal-design-site new-28

Licenciatura em Design (3 anos)
Licenciatura em Design de Moda (3 anos)

Mestrado em Design de Produto (2 anos)
Mestrado em Design de Comunicação (2 anos)
Mestrado em Design de Moda (2 anos)

Doutoramento em Design CDD (3-5 anos)

CONDIÇÕES DE ACESSO

1 • Alunos que concorrem ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
Código Curso Design: 0802/9069
Código Curso Design de Moda: 0802/9071
Consultar o site da DGES para conhecer os procedimentos e número de vagas:
www.dges.mctes.pt

Provas de acesso para ambas as Licenciaturas.
Um dos seguintes conjuntos:
03 Desenho + 10 Geometria Descritiva
ou
10 Geometria Descritiva + 16 Matemática
ou
10 Geometria Descritiva + 12 História da Cultura e das Artesglobal-design-site new-0

2 • Alunos a frequentar o Ensino Superior em Portugal ou no Estrangeiro
Consultar site da FA – ver concursos de reingressos, transferência e mudanças de curso
www.fa.ulisboa.pt

3 • Alunos com Licenciatura Nacional ou Estrangeira
Consultar site da FA – ver concursos de 2º ciclo, Concursos Especiais (titulares de curso médio ou superior e maiores de 23 anos)
www.fa.ulisboa.pt

CANDIDATURAS E INSCRIÇÕES

Os prazos e a forma de inscrição deverão ser consultados no site da FA logo após publicação pela DGES das listas de resultados das candidaturas.
www.fa.ulisboa.pt

PROPINAS

O valor das propinas de Licenciatura é atualizado anualmente devendo o valor e forma de pagamento ser consultados no site da FA.
www.fa.ulisboa.pt

RECURSOS MATERIAS

A FA disponibiliza aos seus alunos um conjunto amplo de espaços de suporte à vida académica nas suas diversas etapas e que incluem: a Biblioteca, o Centro Multimédia, Reprografia, o Atelier 24 Horas (espaço para os alunos desenvolveremos seus trabalhos), o Centro Editorial, o Centro Multimédia, o Centro de Cartografia, o Centro de Informática, o Atelier de Moda, as Oficinas, o Centro de Prototipagem Rápida, o Laboratório da Cor, o Laboratório de Fotografia e Imagem de Síntese, o Laboratório de Digitalização 3D, o Gabinete da Propriedade Intelectual e Transferência de Conhecimento e a Incubadora da FA.

INICIATIVAS ACADEMICAS

No decurso do mestrado são várias as iniciativas académicas que ocorrem no âmbito do curso. De entre elas destacam-se as visitas de estudo a obras de referência, museus, exposições; congressos e workshops com a participação de profissionais e professores de renome, nacionais e estrangeiros; as exposições dos trabalhos dos alunos e a sua divulgação em diferentes fóruns e a mobilidade de alunos para cursos de escolas europeias no âmbito do programa Erasmus e de escolas brasileiras e sul americanas ao abrigo de protocolos estabelecidos entre as partes.global-design-site new-3

PROTOCOLOS DE MOBILIDADE

• 99 Acordos no âmbito do Programa Erasmus
• 22 Acordos com Universidades da América Latina
• 1 Acordo com uma Universidade do Canadá
• 2 Acordos com Universidades em Israel
• Participação da Faculdade de Arquitectura numa rede de intercâmbio Europa-Japão
• Participação da Faculdade de Arquitectura numa rede de intercâmbio com a Europa de Leste

Através de vários programas de mobilidade, a FA faculta aos seus alunos a possibilidade de estudarem um ou dois semestres no estrangeiro. Estes estudos podem ser feitos na Europa ao abrigo do programa Erasmus (99 acordos) ou em outros destinos como o Brasil, a Argentina, a Colômbia ou o Canadá, por exemplo, através dos protocolos elaborados diretamente com várias Universidades internacionais.

A Faculdade de Arquitectura, através dos serviços centrais da Universidade, faz parte do Protocolo com o banco Santander Totta que concede bolsas de apoio às mobilidades realizadas na América Latina, designadamente através dos programas banco Santander Totta de bolsas Luso-Brasileiras e de bolsas Ibero-Americanas. Para além disso, participa na rede de intercâmbio Europa-Japão, através do programa AUSMIP.

A FA é ainda parceira em 2 programas Erasmus Mundus: EURMED — Master Estudos Urbanos em Regiões Mediterrânicas e TEMPO (Trans-European Mobility Project on Education for Sustainable Development). Os alunos podem ainda recorrer aos programas Erasmus Placement e IAESTE para a realização de estágios profissionais em empresas e centros de investigação

PRÉMIOS

Licenciatura em Design - 1º ciclo
Licenciatura em Design de Moda - 1º cicloglobal-design-site new-2
Melhor Média Geral de Curso:
Prémio Professor Daciano da Costa (300€)

Mestrados em Design - 2º ciclo
Mestrado em Design de Comunicação
Mestrado em Design de Produto
Mestrado em Design de Moda
Melhor Média Geral de Curso:
Prémio Professor Daciano da Costa (300€)

Doutoramento em Design (CDD) - 3ºciclo
Atribuição anual, para um mínimo de 10 dissertações concluídas e elegíveis num ano lectivo, ou, na ausência dessa condição, atribuição bienal ao conjunto de dissertações concluídas e elegíveis no período de dois anos lectivos consequentes.
Melhor Dissertação (melhor classificação):
Prémio Professor Daciano da Costa (500€)

Para mais informações consultar o portal da FA.
www.fa.ulisboa.pt

Licenciatura em Design

O curso de Licenciatura em Design visa a formação estruturada e consistente de licenciados em Design, assente num plano de estudos centrado no Projeto que comporta um conjunto integrado de unidades curriculares, coordenadas pelos grupos disciplinares de áreas disciplinares existentes na FA e que incluem as Tecnologias, as Ciências Sociais, o Desenho e a Comunicação Visual, e a História e Teoria.

São objetivos do curso proporcionar uma abrangência de conhecimentos na área do Design e uma“cultura do fazer” adequadas quer ao prosseguimento de estudos de especialização nas áreas do Design de Produto e do Design de Comunicação,quer a uma prática profissional eficaz e de qualidade.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Designers juniores a integrar equipas de desenvolvimentode produtos e serviços na indústria, em empresasde comunicação e publicidade, em empresasde serviços em organismos centrais e regionais.global-design-site new-25

CORPO DOCENTE

O corpo docente afeto à Licenciatura em Design inclui profissionais com uma vasta experiência de projeto,bem como professores das outras áreas disciplinares presentes nesta formação que leccionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspectiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.

PLANO DO CURSO

Este primeiro ciclo visa a formação estruturada e consistente de licenciados em Design, dominando conhecimentos abrangentes nesta área disciplinar e possuindo uma “cultura do fazer” que lhes permita prosseguir estudos de especialização, nomeadamente nas áreas do Design de Produto ou do Design de Comunicação, ou ingressar na prática profissional,com eficácia e qualidade.

O Designer licenciado pela Faculdade de Arquitectura será um profissional do projeto que domina os métodos da investigação, representação e comunicação,e que coloca os seus conhecimentos e a sua imaginação criativa ao serviço da identificação e da resoluçãode problemas de controlo do ambiente humano.

Projetos de alunos

global-design-site new-10     lic design 2

Desenho • Joana Jesus, 2º ano                                                Aula de Desenho I • Isabel Alves, 1º ano

lic design 3     lic design 4

        Modelo Digital • Damien Gaspar, 3º ano                Maquete de livro • João Casaca, 3º ano

lic design 5    lic design 6

Maquete de livro • João Casaca, 3º ano                          Protótipos • Rui Tomás, 2º ano

lic design 7     lic design 8

Protótipo de equipamento urbano                              Capa de Livro • Joana Jesus, 3º ano

• Andriy Yasynetsky, Damien Gaspar, 3º ano

Testemunhos

"Embora nunca tenha trabalhado profissionalmente como designer de produto devido a um crescente interesse pelo design digital interativo e multimédia, a licenciatura na Faculdade de Arquitectura da ulisboa foi fundamental no desenvolvimento das minhas competências. O programa de estudo de cinco anos forneceu-me um sem-número de conhecimentos, experiências e ferramentas que ainda hoje sustêm o meu modo de pensar, idealizar, e 

Merchandising e Livro,
exposição no museu de etnografia
Com os índios do alto do Xingu,
Personagens e Objetos da Amazónia
Mestrado em Design de Comunicação, 2013
Mariana Gonçalves, pormenor de livro
global-design-site new-14
executar soluções."
Manuel Lima
Licenciatura em Arquitetura do Design pela FA, 1996-2002
Senior UX Design Lead na Microsoft e fundador do site
www.visualcomplexity.com : A visual exploration on mapping complex networks.

"Olhar para trás e para o que foi a minha formação no Curso de Design da FA é reconhecer um ensino de excelência, em que claramente se abrem horizontes e não se fecham dogmas. Um foco importante na formação técnica, aliado a uma visão abrangente dos desígnios da atividade projetual, que tem produzido grandes profissionais, desde a sua criação."
Henrique Ralheta www.henriqueralheta.com 
Licenciatura em Arquitetura do Design pela FA, 1993-1999
Diretor criativo de equipamento e ambientes na Brandia Central

"No final o importante é usufruir do percurso... aprender com os erros e com as pessoas que nos preenchem a vida... de forma a chegarmos mais longe! Hoje posso afirmar de alma cheia que a minha experiência e curso(s) na Faculdade de Arquitectura foram dos pontos mais decisivos na minha vida profissional e pessoal que, pela sua multidisciplinaridade, fizeram de mim uma melhor pessoa e designer. (...) Orgulho-me de olhar para trás e guardar referências tão fortes que me ajudaram a alcançar o que hoje tenho."
Pedro Gomes www.pedrogomesdesign.com 
Licenciado em Design pela FA, 2005-2010
Fundou o Pedro Gomes Design Studio

 

"Acredito que a principal mais-valia da faculdade se encontra nos seus docentes, que servem de modelo profissional e constituem pilares estruturantes de uma contínua formação e carreira profissional. Neste ambiente estimulante e desafiante desenvolvi competências que foram reconhecidas pela integração num estágio internacional."
Manuel Damião Ferreira Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Licenciado em Design pela FA, 2004-2009
Mestre em Design de Produto pela FA, 2009-2010
Colaborador da Almadesign