mestrado-design-comunicacao-site-1

Clique aqui para a brochura versão impressa

Clique aqui para o plano de estudo de 2013 no Diario da República

HORÁRIO LETIVO DIURNO

DURAÇÃO OFICIAL
Anos: 2
Semestres: 2
Semanas de estudo p/ano: 34
Créditos ECTS: 120

MESTRADO EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO


mestrado design comunicacao 1O curso de Mestrado em Design de Comunicação visa desenvolver e aprofundar a formação de profissionais aptos a desempenhar tarefas na área especializada do Design de Comunicação, nos domínios do projeto, do ensino, da investigação e da ação cultural, capaz de atender às necessidades profissionais atuais. Deverá conduzir à aquisição de conhecimentos e de capacidades analíticas, reflexivas e de problematização e crítica aprofundadas e especializadas, num quadro de amplitude e de polivalência capazes de corresponder às necessidades atuais e expectáveis nos espaços profissionais desta área, incentivando o pensamento produtivo, a deteção de oportunidades de design e o empreendedorismo.

Na constante procura de qualidade e de excelência, procura-se incentivar o Design de Interação, o Design de Serviços, numa visão de Design Global, Inclusivo e Socialmente Responsável.

Competências a adquirir:

• Competências avançadas em Projeto nas diversas escalas e dimensões (conceptual, cultural, social, tecnológica, produtiva, organizacional);
• Competências tecnológicas na área da pré-impressão e arte finalização digital.
• Competências de investigação orientadas para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado (teórica, teórico-prática ou prática);
• Competências de coordenação de equipas disciplinares e pluridisciplinares.

A ESCOLA

A Faculdade de Arquitectura (FA) oferece cursos conducentes a grau ao nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Design. Oferece ainda cursos não conducentes a grau que facultam uma formação complementar a profissionais que pretendem adquirir conhecimentos mais aprofundados. Esta ampla oferta de formação faz da FA a maior e mais diversificada escola do país nas suas áreas, com cerca de 3 mil alunos. É também a escola com maior número de alunos estrangeiros provenientes da Europa, mas também de países de outros continentes com os quais a FA possui acordos de intercâmbio. É ainda a escola mais antiga, com raízes que remontam ao século XVI. A sua principal caraterística é a formação através do Projeto no 1º e no 2º ciclo, onde os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas são aplicados na conceção de objetos que podem ir desde a escala da mão à escala do território. Apesar deste enquadramento, é objetivo da FA formar um leque mais alargado de profissionais, como consultores, investigadores e quadros públicos, em áreas ligadas ao ambiente construído, à cultura e à indústria.

Será certamente pela articulação destes objetivos que mais de 95% dos seus graduados obtêm colocação um ano após terminarem o curso. Atualmente, a FA está apostada em formar profissionais capazes de trabalhar com a sociedade portuguesa, contribuindo para aumentar o seu potencial de inovação, competitividade e exportação. Por este motivo, favorece-se o desenvolvimento de projetos finais e de dissertações científicas em colaboração com entidades públicas e privadas, fomentando o empreendedorismo e criando oportunidades futuras para os alunos.
A formação no 3º ciclo é dirigida à investigação avançada nas três áreas disciplinares da FA, sendo enquadrada pelo CIAUD, o centro de investigação classificado de Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Neste quadro, foi recentemente criado um centro de prestação de serviços, um gabinete de transferência de tecnologia e uma incubadora de empresas.
Como escola moderna, que tenta combinar tradição e inovação, a FA é uma instituição de referência na formação profissional de arquitetos, urbanistas e designers, assim como na produção de investigação especializada e interdisciplinar socialmente reconhecida.

 

DESTINATÁRIOS

Esta formação destina-se a alunos que possuem uma Licenciatura nas áreas de Design ou afins que pretendam obter um aprofundamento em matérias relacionadas com o Design de Comunicação.

OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE

O Curso promove a cultura do projeto em ambiente colaborativo (atelier) ao longo de três semestres. O quarto semestre é, integralmente, dedicado:
• à elaboração de um projeto de investigação individual, teórico, teórico-prático ou prático, sob a orientação científica de um professor ou de um especialista reconhecido pelo Conselho Científico da FA
• à efetivação de um estágio a ser orientado numa empresa ou organismo e supervisionado cientificamente por um docente da FA.
O processo formativo culmina com a apresentação e defesa do documento final em provas públicas para a obtenção do grau de Mestre.

mestrado design comunicacao 2

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Designer de comunicação, Gestor de projetos, Arte finalista digital, Consultor de design de comunicação, Designer de interfaces multimédia, Infografista, Investigador em Design.

CORPO DOCENTE

O corpo docente afeto ao Mestrado em Design de Comunicação inclui profissionais com uma vasta experiência de projeto, bem como professores das outras áreas curriculares presentes nesta formação que lecionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.

Os nomes e contatos dos docentes do curso podem ser consultados em
www.fa.ulisboa.pt

CANDIDATURAS

CANDIDATURAS E INSCRIÇÕESmestrado design comunicacao 3

O período de candidaturas e inscrições deverá ser consultado no site da FA.
www.fa.ulisboa.pt

Podem candidatar-se a este mestrado alunos com uma Licenciatura concluída (nacional ou internacional), estando a sua aceitação sujeita à avaliação dos elementos que constam da candidatura, por parte da Comissão Científica do 2º Ciclo de Estudos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1-Alunos com Licenciatura Nacional
• Boletim de candidatura preenchido com fotografia original
• Curriculum Vitae, assinado e datado
• Portefólio A4 ou em formato digital
• Certificado de habilitações com média de licenciatura + cópia
• Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão + NIF
• Carta de motivação
• Pagamento de taxa de candidatura (60 euros)

2-Alunos com Licenciatura Estrangeira
• Boletim de candidatura preenchido com fotografia originalmestrado design comunicacao 4
• Curriculum Vitae, assinado e datado
• Portfólio A4 ou em formato digital
• Certificado de Habilitações e Diploma de Licenciatura ou Mestrado autenticados pela Embaixada de Portugal no país de origem + cópia
• Programas e cargas horárias autenticadas pela Universidade de origem
• Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Passaporte/residência
• Pagamento de taxa de candidatura (60 euros)

No ato da Inscrição:
• 2 Fotografias originais
• Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte/residência
• Pagamento da 1ª prestação de propinas, seguro escolar e despesas administrativas

PROPINAS

O valor das propinas de Mestrado é atualizado anualmente, devendo o valor e forma de pagamento ser consultados no site da FA.
www.fa.ulisboa.pt

PLANO DO CURSO

O segundo ciclo de formação em Design de Comunicação visa desenvolver e aprofundar competências avançadas nesta área especializada do Design, nos domínios do projeto, do ensino, da investigação e da ação cultural e social. Deverá conduzir à aquisição de conhecimentos e de capacidades analíticas, reflexivas e de problematização e crítica aprofundadas e especializadas, num quadro de amplitude e de polivalência capazes de corresponder às necessidades atuais e expectáveis nos espaços profissionais desta área.

PROTOCOLOS DE MOBILIDADE

• 99 Acordos no âmbito do Programa Erasmusmestrado design comunicacao 5
• 22 Acordos com Universidades da América Latina
• 1 Acordo com uma Universidade do Canadá
• 2 Acordos com Universidades em Israel
• Participação da Faculdade de Arquitectura numa rede de intercâmbio Europa-Japão
• Participação da Faculdade de Arquitectura numa rede de intercâmbio com a Europa de Leste

Através de vários programas de mobilidade, a FA faculta aos seus alunos a possibilidade de estudarem um ou dois semestres no estrangeiro. Estes estudos podem ser feitos na Europa ao abrigo do programa Erasmus ou em outros destinos como o Brasil, a Argentina, a Colômbia ou o Canadá, por exemplo, através dos protocolos elaborados diretamente com variadas Universidades internacionais.

A Faculdade de Arquitectura, através dos serviços centrais da Universidade, faz parte do protocolo com o Banco Santander Totta que concede bolsas de apoio às mobilidades realizadas na América Latina, designadamente através dos programas Santander de Bolsas Luso-Brasileiras e de Bolsas Ibero-Americanas. Para além disso, participa na rede de intercâmbio Europa-Japão, através do programa AUSMIP.

A FA é ainda parceira em 2 programas Erasmus Mundus: EURMED — Master Estudos Urbanos em Regiões Mediterrânicas e TEMPO (Trans-European Mobility Project on Education for Sustainable Development). Os alunos podem ainda recorrer aos programas Erasmus Placement e IAESTE para a realização de estágios profissionais em empresas e centros de investigação.

RECURSOS MATERIAIS

A FA disponibiliza aos seus alunos um conjunto amplo de espaços de suporte à vida académica nas suas diversas etapas e que incluem: a Biblioteca, o Centro Multimédia, Reprografia, o Atelier 24 Horas (espaço para os alunos desenvolverem os seus trabalhos), o Centro Editorial, o Centro de Cartografia, o Centro de Informática, o Atelier de Moda, as Oficinas, o Centro de Prototipagem Rápida, o Laboratório da Cor, o Laboratório de Fotografia e Imagem de Síntese,o Laboratório de Digitalização 3D, o Gabinete da Propriedade Intelectual e Transferência de Conhecimento e a Incubadora da FA.

PRÉMIOSmestrado design comunicacao 8

Melhor Média Geral de Curso:
Prémio Daciano da Costa (300€)

Melhor Dissertação (melhor classificação)
Prémio Daciano da Costa (300€)

Critérios de desempate:
1º Melhor média geral de curso,
2º Aluno mais jovem

Projetos

Infografia pessoal
Joana Jesus, Quem sou eu?, 2012

mestrado design comunicacao proj0001

Projeto de criação de um conjunto de registos visuais, para determinadas finalidades, que permitam a transposição e manipulação de informações de natureza complexa e diversificada. Através de 4 fases, essas informações são transmitidas com clareza e precisão, promovendo-se a comparação visual de diferentes conteúdos e a revelação de vários níveis de detalhe. Os alunos devem conseguir selecionar os meios infográficos necessários e mais vantajosos para cada tipologia de informação, mantendo um apurado sentido de interesse gráfico. [1]

Aplicação multimédia
João Pires, Type Anatomy - Letterform’s Guide, 2012

mestrado design comunicacao proj1mestrado design comunicacao proj2

Desenvolvimento de um projeto multimédia que faça uso das possibilidades oferecidas pela tecnologia digital, e que compreenda o funcionamento das tecnologias de programação e arquivo de informação em bases de dados. Criação de interfaces gráficos, com base teórica em sistemas diagramáticos e das relações entre o ser humano e a máquina. Incorporação das tecnologias e suportes móveis atuais. [2-3]

Catálogo, merchandising e exposição
João Casaca, Com os índios do alto do Xingu - Personagens e Objetos da Amazónia, 2013

mestrado design comunicacao proj4

Com o objetivo explícito de desenvolver um projeto muito profissionalizante foi criado um enunciado que se aproximasse tanto quanto possível do exercício da atividade profissional. Este exercício oferecia aos alunos o material bruto real, ou seja, sem qualquer tratamento gráfico, para construírem o projeto gráfico de um livro/catálogo e exposição, em condições muito semelhantes às reais.
O catálogo apresenta um nível de complexidade muito elevado, contendo as mais diversas secções e diferentes informações, o que permitiu testar a versatilidade e capacidade do aluno em resolver graficamente diversos problemas dentro do mesmo livro sem perder a coerência. [4]

Tecnologia e linguagem do vídeo digital e da animação
João Pires, João Casaca e Mariana Gonçalves, Sustainability is Balance, 2013

mestrado design comunicacao proj5mestrado design comunicacao proj6mestrado design comunicacao proj7

Projeto vídeo onde o designer terá o papel central de coordenador de todos os elementos. Para isto é necessário o entendimento da importância das tecnologias de comunicação digitais e o domínio das linguagens audiovisuais. [5-7]

Elsa Martins, Projeto Final de Mestrado, 2013

mestrado design comunicacao proj8

A ilustração do Livro Infantil e as Expressões Idomáticas [8] 

Testemunhos

"A razão para fazer o Mestrado na Faculdade de Arquitectura deve-se principalmente à importancia de conhecer formas de pensar diferentes. Até agora o trajeto tem sido positivo, senti que aprendi bastante e neste momento encontro-me cheia de vontade de entrar no mercado de trabalho."

Mariana Antunes Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Mestre em Design de Comunicação pela FA, 2012
Licenciada em Design pelo IADE

"Depois de 5 anos a frequentar a Faculdade de Arquitectura, adquiri não só os conhecimentos para poder praticar Design, como também tive oportunidade de trocar experiências enriquecedoras com os meus colegas e professores."

Ana Sofia Felix Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Mestre em Design de Comunicação pela FA, 2012
Licenciada em Design pela FA, 2010

"O curso da Faculdade de Arquitectura de Lisboa surpreendeu-me pela possibilidade de realizar projetos próximos da realidade do mercado."

João Ricardo Saúde
Finalista do Mestrado em Design de Comunicação
in Jornal Expresso de 17 de novembro 2012