mestrado-design-produto-site-1

Clique aqui para a brochura versão impressa

Clique aqui para o plano de estudo de 2013 no Diario da República

HORÁRIO LETIVO DIURNO

DURAÇÃO OFICIAL
Anos: 2
Semestres: 4
Semanas de estudo p/ano: 28
Créditos ECTS: 120

MESTRADO EM DESIGN DO PRODUTOmestrado design produto 1

O curso de Mestrado em Design de Produto visa a aquisição de conhecimentos e de capacidades analíticas, reflexivas, de problematização e crítica, “de banda larga”, num quadro de amplitude e de polivalência capaz de atender às necessidades atuais e expectáveis nos territórios profissionais desta área do conhecimento. Pretende desenvolver e aprofundar a formação de profissionais para o desempenho de tarefas na área de Design de Produto e serviços, em diversos domínios — Projeto, Ensino, Investigação Pura e Ação Cultural — incentivando o pensamento produtivo, a deteção de oportunidades de design e o empreendedorismo.

Na senda da inovação e da excelência, convocam-se os conceitos de design global e de design estratégico e reconhece-se a importância do branding que caracteriza, distingue e comunica produtos e serviços bem sucedidos. Na era pósindustrial, o horizonte do Projeto (tomado aqui na aceção mais ampla do termo e assumindo a globalização como um dado) é o da humanização do quadro de vida das sociedades, sem comprometer a biodiversidade e o bem-estar das gerações futuras. Mais do que saber O que projetar? ou Como projetar?, os designers devem procurar responder às questões Para quem?, Com quem?, Para quê? e/ou Porquê?

 

Competências a adquirir:

•• Competências avançadas em Projeto nas diversas escalas e dimensões (conceptual, cultural, social, tecnológica, produtiva, organizacional);
•• Competências de coordenação de equipas disciplinares e pluridisciplinares (consultoria em design /empreendedorismo em design).
•• Competências de investigação orientadas para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado (Projeto, Dissertação ou Estágio).

A ESCOLA

A Faculdade de Arquitectura (FA) oferece cursos conducentes a grau ao nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Design. Oferece ainda cursos não conducentes a grau que facultam uma formação complementar a profissionais que pretendem adquirir conhecimentos mais aprofundados.
Esta ampla oferta de formação faz da FA a maior e mais diversificada escola do país nas suas áreas, com cerca de 3 mil alunos. É também a escola com maior número de alunos estrangeiros provenientes da Europa, mas também de países de outros continentes com os quais a FA possui acordos de intercâmbio. É ainda a escola mais antiga, com raízes que remontam ao século XVI.mestrado-design-produto-site-3A sua principal caraterística é a formação através do Projeto no 1º e no 2º ciclo, onde os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas são aplicados na conceção de objetos que podem ir desde a escala da mão à escala do território. Apesar deste enquadramento, é objetivo da FA formar um leque mais alargado de profissionais, como consultores, investigadores e quadros públicos, em áreas ligadas ao ambiente construído, à cultura e à indústria. Será certamente pela articulação destes objetivos que mais de 95% dos seus graduados obtêm colocação um ano após terminarem o curso. Atualmente, a FA está apostada em formar profissionais capazes de trabalhar com a sociedade portuguesa, contribuindo para aumentar o seu potencial de inovação, competitividade e exportação. Por este motivo, favorece-se o desenvolvimento de projetos finais e de dissertações científicas em colaboração com entidades públicas e privadas, fomentando o empreendedorismo e criando oportunidades futuras para os alunos.
A formação no 3º ciclo é dirigida à investigação avançada nas três áreas disciplinares da FA, sendo enquadrada pelo CIAUD, o centro de investigação classificado de Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Neste quadro, foi recentemente criado um centro de prestação de serviços, um gabinete de transferência de tecnologia e uma incubadora de empresas.
Como escola moderna, que tenta combinar tradição e inovação, a FA é uma instituição de referência na formação profissional de arquitetos, urbanistas e designers, assim como na produção de investigação especializada e interdisciplinar socialmente reconhecida.


mestrado design produto 5

DESTINATÁRIOS

Esta formação destina-se a alunos que possuem uma Licenciatura nas áreas de Design ou afins, que pretendam obter um aprofundamento em matérias relacionadas com o Design de produtos e serviços.

OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE

O Curso promove a cultura do projeto em ambiente colaborativo (atelier) ao longo de três semestres.
O quarto semestre é, integralmente, dedicado à:
• elaboração de um projeto de investigação individual, teórico, teórico-prático ou prático, sob a orientação científica de um professor ou de um especialista reconhecido pelo Conselho Científico da FA;
• efetivação de um estágio a ser orientado numa empresa ou organismo e supervisionado cientificamente por um docente da FA.
O processo formativo culmina na redação de uma dissertação e na sua apresentação e defesa em provas públicas para a obtenção do grau de Mestre.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Designer com competência para liderar equipas pluridisciplinares, podendo atuar nas áreas da indústria e/ou serviços: designer freelancer, designer em ateliers de design, arquitetura, designer em agências de publicidade, designer em empresas industriais, organizações sectoriais da indústria, empresas de prestação de serviços; designer em departamentos da administração pública local (autarquias) ou central; designer em instituições culturais (museus, centros culturais etc); designer em organizações não governamentais (ONG).

CORPO DOCENTE

O corpo docente afeto ao Mestrado em Design de Produto inclui profissionais com uma vasta experiência de projeto, bem como professores das outras áreas disciplinares presentes nesta formação que lecionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.

Os nomes e contatos dos docentes do curso podem ser consultados em www.fa.ulisboa.pt mestrado design produto 8 

CANDIDATURAS

CANDIDATURAS E INSCRIÇÕES

O período de candidaturas e inscrições deverá ser consultado no site da FA.
www.fa.ulisboa.pt 

Podem candidatar-se a este mestrado alunos com uma Licenciatura concluída (nacional ou internacional), estando a sua aceitação sujeita à avaliação dos elementos que constam da candidatura, por parte da Comissão Científica do 2º Ciclo de Estudos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1-Alunos com Licenciatura Nacional

• Boletim de candidatura preenchido com fotografia original
• Curriculum Vitae, assinado e datado
• Portefólio A4 ou em formato digital
• Certificado de habilitações com média de licenciatura + cópia
• Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão + NIF
• Carta de motivação
• Pagamento de taxa de candidatura (60 euros)

2-Alunos com Licenciatura Estrangeira

• Boletim de candidatura preenchido com fotografia original
• Curriculum Vitae, assinado e datado
• Portefólio A4 ou em formato digital
• Certificado de Habilitações e Diploma de Licenciatura ou Mestrado autenticados pela Embaixada de Portugal no país de origem + cópia
• Programas e cargas horárias autenticadas pela Universidade de origem
• Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Passaporte/residência
• Pagamento de taxa de candidatura (60 euros)

No ato da Inscrição:

• 2 fotografias originais
• Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte/residência
• Pagamento da 1ª prestação de propinas, seguro escolar e despesas administrativas

mestrado design produto 9

PROPINAS

O valor das propinas de Mestrado é atualizado anualmente, devendo o valor e forma de pagamento ser consultados no site da FA.
www.fa.ulisboa.pt 

PLANO DO CURSO

O Curso promove a cultura de projeto em ambiente colaborativo (atelier) ao longo de três semestres. O quarto semestre é integralmente dedicado à elaboração de um projeto de investigação individual sob a orientação científica de um professor ou de um especialista reconhecido pelo Conselho Científico da FA; no caso da opção Estágio, inclui-se um supervisor da instituição/organização de acolhimento. O processo formativo culmina na sua apresentação e defesa em provas públicas para a obtenção do grau de Mestre.

PROTOCOLOS E PARCERIAS

• 99 Acordos no âmbito do Programa Erasmus
• 22 Acordos com Universidades da América Latina
• 1 Acordo com uma Universidade do Canadá
• 2 Acordos com Universidades em Israel
• Participação da Faculdade de Arquitectura numa rede de intercâmbio Europa-Japão
• Participação da Faculdade de Arquitectura numa rede de intercâmbio com a Europa de Leste

Através de vários programas de mobilidade, a FA faculta aos seus alunos a possibilidade de estudarem um ou dois semestres no estrangeiro. Estes estudos podem ser feitos na Europa ao abrigo do programa Erasmus ou em outros destinos como o Brasil, a Argentina, a Colômbia ou o Canadá, por exemplo, através dos protocolos elaborados diretamente com variadas Universidades internacionais.

A Faculdade de Arquitectura, através dos serviços centrais da Universidade, faz parte do protocolo com o Banco Santander Totta que concede bolsas de apoio às mobilidades realizadas na América Latina, designadamente através dos programas Santander de Bolsas Luso-Brasileiras e de Bolsas Ibero-Americanas. Para além disso, participa na rede de intercâmbio Europa-Japão, através do programa AUSMIP.

A FA é ainda parceira em 2 programas Erasmus Mundus: EURMED — Master Estudos Urbanos em Regiões Mediterrânicas e TEMPO (Trans-European Mobility Project on Education for Sustainable Development). Os alunos podem ainda recorrer aos programas Erasmus Placement e IAESTE para a realização de estágios profissionais em empresas e centros de investigação.
mestrado design produto 2

RECURSOS MATERIAIS

A FA disponibiliza aos seus alunos um conjunto amplo de espaços de suporte à vida académica nas suas diversas etapas e que incluem: a Biblioteca, o Centro de Audiovisuais, Reprografia, o atelier 24 horas (espaço para os alunos desenvolverem os seus trabalhos), o Centro Editorial, o Centro Multimédia, o Centro de Cartografia, o Centro de Informática, o Atelier de Moda, as oficinas, o Centro de Prototipagem Rápida, o Laboratório da Cor, o Laboratório de Fotografia e Imagem de Síntese,o Laboratório de Digitalização 3D, o Gabinete da Propriedade Intelectual e Transferência de Conhecimento e a Incubadora da FA.

PRÉMIOS

Melhor Média Geral de Curso:
Prémio Daciano da Costa (300€)

Melhor Dissertação (melhor classificação)
Prémio Daciano da Costa (300€)

Critérios de desempate:
1º melhor média geral de curso,
2º aluno mais jovem

Projetos

Artefatos para o quotidiano
Mafalda Casais, Projeto de Design I, 2009-2010

mestrado design produto proj 1

O objetivo deste projeto consiste em definir e desenvolver, em todas as vertentes (design estratégico), um conceito integrado de artefatos para o quotidiano, de um modo ‘super normal’ e exemplar. [1]

Energym (Prémio de Mérito Académico na Área Diciplinar de Design, 2010-2011)
Luís Filipe Castanheira Santos, Dissertação de Mestrado em Design de Produto, 2011

mestrado design produto proj 2

O Energym é um sistema que combina a atividade física ao ar livre com a energia humana para, assim, promover e sustentar os estilos de vida ativa e a consciencialização ecológica dos cidadãos. Neste sistema os utilizadores acedem a uma rede de espaços equipados com máquinas de fitness que permitem a produção de eletricidade durante a sua utilização, energia que desempenha aqui um importante papel motivacional. O sistema é também composto por um dispositivo de monitorização (Wattch) e uma plataforma online que permitem ao utilizador acompanhar o seu desempenho físico e energético. [2]

Orion: projeto integrado de mobilidade
Ana Luísa Marques Silva, Ariana Rupp, Sofia Malato, Projeto de Design II, 2012-2013

mestrado-design-produto-site-19

Orion é um veículo sem condutor que utiliza o sistema APS (Alimentation par le Sol). Compõe-se de três carruagens: a primeira tem vista panorâmica, a segunda é modular e a terceira é uma varanda. O projeto foi pensado para o percurso do elétrico 15E da Carris e para o público-alvo constituído por idosos e turistas. [3]

 

BO2: projeto integrado de mobilidade
Ana Novais, Ana M.ª Magalhães, Joana P. Monteiro, Patrícia Rodrigues, Projeto de Design II, 2012-2013

mestrado-design-produto-site-23   mestrado-design-produto-site-24

O veículo de transporte coletivo BO2 foi pensado para o percurso do elétrico 12 da Carris, para a zona do Castelo de S. Jorge (Lisboa). Este bairro da cidade é muito visitado por turistas. A população residente é maioritariamente idosa. Alguns são habitués desta carreira. O BO2 foi desenvolvido a pensar nos residentes que gostam de passear e de conversar, confortavelmente sentados. O veículo tem apenas 12 lugares sentados, para oferecer um ambiente familiar. Permite usufruir de uma visão panorâmica a 360º. É totalmente automatizado: utiliza a tecnologia Inductive Charging (Siemens) e não tem condutor. Pensando nos turistas que poderão ser também utilizadores, inclui um painel interativo que disponibiliza informação sobre os pontos de interesse ao longo do percurso e permite estabelecer o contacto com a central que gere o serviço, em caso de necessidade.

 

Habiteco - Habitáculo Lacustre
João Fagulha, Projeto de Design I, 2008-2009

mestrado-design-produto-site-20   mestrado-design-produto-site-21   mestrado-design-produto-site-22

Habiteco é uma habitação temporária lacustre pré-fabricada, a colocar em albufeiras, lagos, rios ou canais. Procura responder aos requisitos seguintes: simplicidade (formal, construtiva, funcional), paleta de materiais criteriosamente escolhida (na sua maioria constituída por materiais compósitos), custos de manutenção e impacto ambiental reduzidos. Utiliza uma estrutura em betão têxtil, interior em OSB, Corian®, alumínio e cobertura energética SYSTAIC®. 50% da construção fica submersa. [6-7]

Testemunhos

"Em 2006 ingressei na FA tendo passado pelo tronco comum multidisciplinar da Licenciatura em Design e, mais tarde, pelo Mestrado em Design de Produto. A aprendizagem foi extensa, cobrindo várias áreas da disciplina, e permitiu-me fazer uma escolha ponderada em direção ao ramo de estudos de Design de Produto. A estrutura de formação completa do Mestrado em Design de Produto transmitiu conhecimento específico e variado, e tem sido continuamente comprovada na minha vida, com a atribuição de várias bolsas após a formação na FA."

Mafalda Casais Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Licenciada em Design pela FA, 2006-2009
Mestre em Design de Produto pela FA, 2009-2011
Bolseira FCT, PhD candidate na TU Delft

 

"Acredito que a principal mais-valia da faculdade se encontra nos seus docentes, que servem de modelo profissional e constituem pilares estruturantes de uma contínua formação e carreira profissional. Neste ambiente estimulante e desafiante desenvolvi competências que foram reconhecidas pela integração num estágio internacional."

Luís Filipe Castanheira Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Licenciado em Design pela FA, 2006-2009
Mestre em Design de Produto pela FA, 2009-2011

 

"O plano curricular multidisciplinar e o elevado nível de exigência foram uma base sólida e transversal importante que me permitiu abraçar um projeto de mestrado distinto. É com saudade que recordo os anos na FAulisboa e o espírito de entre ajuda entre alunos e professores."

João Fagulha Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Mestre em Design de Produto pela FA, 2008-2011

 

"Foram dois anos de muito esforço e partilha, onde descobri ferramentas que me ajuda(r)am a pensar e a desenvolver projetos nos quais me revejo. É um mestrado com um núcleo de professores-chave que garante uma aprendizagem aplicada e o consequente crescimento dos seus mestrandos. Pessoalmente, contribuiu para definir o meu caminho futuro."

Joana Belo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Licenciada em Design pela FA, 2008-2011
Mestre em Design de Produto pela FA, 2011-2013

 

"O Mestrado em Design de Produto da FA permite adquirir conhecimentos para a criação de produtos inovadores, que respondem a necessidades do mercado. Possui um corpo docente de excelência, com experiência técnica e industrial e uma ampla rede de contactos profissionais. As oficinas estão bem equipadas para a elaboração de modelos e protótipos e são assistidas por técnicos competentes em diversos materiais e tecnologias (compósitos, metais, madeira e cerâmica).
A Faculdade encontra-se em processo de renovação, marcado por uma forte vontade de vencer os desafios que se colocam hoje às universidades públicas e de galgar as fronteiras dos círculos académicos e científicos, através dos projetos mais inovadores dos seus alunos."

Damien Gaspar www.damiengaspar.com
Licenciado em Design pela FA, 2007-2010
Mestre em Design de Produto pela FA, 2010-2012