Matrícula 1.º Ano / 1.ª Vez e Concursos à FA - Ano Letivo 2017/2018

CONCURSOS À FA – Constrangimentos de Inscrição
[Mestrados 2.º Ciclo; Mudança de Par Instituição/Curso; Titulares de Cursos Médios Superiores; Semestres Avançados; Reingressos]
Por constrangimentos de criação de Conta Campos e de implementação do novo Sistema de Gestão Académica - FÉNIX, informamos que os candidatos colocados deverão efetuar as suas inscrições presencialmente na Secretaria de Graduação nos dias 14 e 15 de setembro.

Instruções para as inscrições - Ano letivo 2017/2018;

Documentação necessária

Circuito do processo de Matricula;

Formulário da Informação Escolar – Contingente Especial para portadores de Deficiência Física ou Sensorial;

Calendário Académico;

Prazos de Matricula;

Planos de estudos;

Propinas.

 

Escolha de Optativas 1º semestre de 2017/18

Os alunos devem fazer a sua escolha de optativas do 2º Ciclo, no formulário electrónico

 

Inscrições no ano letivo 2017/18

A Faculdade de Arquitetura no ano letivo de 2017/2018 está a implementar um novo Sistema de Gestão Académico (FENIX), de forma a não criar contrangimentos futuros, existe a necessidade de proceder às seguintes alterações ao calendário de inscrições:

2º Passo

Algoritmo de colocação nas turmas (U.C.s  Obrigatórias do próprio ano).

1º Semestre

7 de setembro 2017

A colocação tem em atenção a ordem de preferência do aluno, descritas no 1º Passo.

(O resultado da colocação por algoritmo será disponibilizado através do NetPA, no histórico de cada aluno. Em caso de turma única o algoritmo não é aplicável).

3º Passo

- Escolha das Unidades Curriculares (Atrasadas/Adiantadas)

1º /2º Semestre

8 (09:30h) a 10 de setembro 2017 (Até às 23.59h)

1º, 2º, 3º Ciclo e Estudos Avançados

- Escolha das Turmas Disponíveis (Atrasadas/Adiantadas)

1º Semestre

3º Passo (Formulário eletrónico)

Escolha das Unidades Curriculares Optativas (Por Ordem de Preferência, Data/Hora)

1º Semestre

8 (09:30h) a 10 de setembro 2017 (Até às 23.59h)

2º, 3º Ciclo

Conta Campus

O acesso ao sistema exige que seja criada e validada uma conta Campus (informação em clique aqui), uma vez que esta é a única forma de acesso ao mesmo e, consequentemente, aos procedimentos normais de inscrições no ano letivo.

Assim, para procederem à vossa inscrição online a partir de dia 29/08/2017 às 10 horas, terão que proceder ao pagamento de dois itens com referências multibanco distintas:

    Despesas Administrativas + Seguro Escolar
    1.ª Prestação de Propinas


Este ano, os alunos verão o pagamento da propina processado de forma diferente, isto é, em sete prestações em vez das anteriores quatro, de acordo com a legislação publicada recentemente.

Também no novo sistema, a colocação em turma única será feita por algoritmo após o término das inscrições dia 04/09/2017, às 17 horas.

Relativamente à escolha das unidades curriculares optativas, o processo irá decorrer fora do sistema em link a disponibilizar brevemente, seguindo as regras do ano transato.

Em breve estará disponível no site da FA o acesso direto ao FÉNIX. Entretanto, o acesso pode ser feito a partir de:  https://fenix.fa.ulisboa.pt

Salvaguardamos que o sistema ainda se encontra em processo de otimização pelo que, se detetar alguma anomalia em termos de pagamentos em termos de pagamentos, deverá reportar preferencialmente via ticket para a respetiva secretaria em: http://graduacao.fa.ulisboa.pt/hesk/ OU http://posgraduacao.fa.ulisboa.pt/hesk/

A Faculdade de Arquitetura informa que ainda se encontra em processo de transição de sistema académico e, por isso, está também a desenvolver todos os esforços no sentido de minimizar o impacto na comunidade académica.

 

Conta Campus

Na sequência da reformulação do sistema de gestão académica, divulgamos a informação do CIFA, sobre o procedimento de validação da contas Campus@UL

Relembramos que a falta de validação das referidas contas, inviabilizam os procedimentos normais de inscrições no ano letivo 2017/2018.

 

"Validação da conta Campus@UL>

Até agora, sempre que um novo utilizador da FA era criado no nosso sistema informático, esse utilizador era importado para o sistema informático da Reitoria, e automaticamente eram criadas as contas Campus dos alunos inscritos (e dos docentes e funcionários), sendo enviado um email para validarem a conta (se não validarem a conta não poderão utilizar os serviços associados). Por favor estejam atentos ao email para poderem efetuar a validação.
A partir da entrada em funcionamento do novo sistema de gestão académica "Fénix-edu", as contas de utilizadores serão criadas diretamente no sistema da Reitoria, criando a conta Campus a partir do Fénix, sendo necessário validar essa conta para poder entrar no "Fénix-edu". Todos os utilizadores já existentes que tenham a conta Campus ativa podem entrar com o seu login existente.
Os utilizadores que até agora não tenham ativado a sua conta Campus, deverão ir verificar no seu email se têm lá o email com as credenciais de validação da conta Campus. Caso não encontrem o email ou já o tenham apagado sem ativar, deverão contactar o CIFA (Centro de Informática da FA) e pedir o reenvio das credenciais. O email vem de "
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

A forma mais expedita de fazer o pedido será através do sistema de "tickets" do CIFA, disponível em http://cifa.fa.ulisboa.pt/index.php/apoio-tecnico (Clicar em "enviar um ticket" e preencher o seu nome, número de aluno e número de BI ou Cartão de Cidadão)

O que é a conta Campus@UL e para que serve?

A conta Campus@UL é uma conta de utilizador da Universidade de Lisboa (UL), e que permite o acesso a um conjunto de serviços partilhados da ULisboa (ver lista mais abaixo). Irá ser indispensável para entrar no sistema académico "Fénix-edu".

Como posso obter uma conta Campus@ULisboa?>

A conta Campus@UL é criada automaticamente para cada utilizador, após a sua inscrição na faculdade, sendo enviados os dados de validação para a conta de e-mail pessoal do aluno. No caso de não receber os dados do pré-registo (por vezes o email de validação é erradamente filtrado como spam), deve enviar um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. indicando que pretende uma conta Campus, devendo ainda fornecer o nome completo e nº de aluno.

Lista dos serviços associados à conta Campus@ULisboa: https://utilizadores.campus.ulisboa.pt/ULUsersApp/home

Acesso ao Portal dos SAS https://www.sas.ulisboa.pt/
• Consulta da conta corrente;
• Candidaturas:
• Alojamento;
• Jardim de Infância;
• Bolsas de Estudo;
• Consulta de informação sobre as ementas dos refeitórios;
• Espaço de armazenamento ilimitado para o e-mail e armazenamento na cloud;
Acesso aos serviços Google Apps for Education
• Gmail
• Calendar
• Drive
• Docs, Sheets, Slides (ferramentas de produtividade)
• Sites
• Marketplace (apps extra)
• Moderator
• YouTube for Education

Entre outros serviços que podem ser consultados no link https://edu.google.pt/intl/pt-BR/products/productivity-tools/
Acesso aos serviços Microsoft Office365 https://login.microsoftonline.com/
• Instalação gratuita em até 5 postos de trabalho (por utilizador) das ferramentas Microsoft Office (apenas para alunos);
• Acesso a armazenamento ilimitado de documentos na cloud, através do serviço OneDrive."


    

RECEÇÃO DE CORREIO ELECTÓNICO FA

Gestão de recepção de e-mails FA

Caso se verifique alguma dificuldade na receção de correio enviado pela FA, deverá proceder de acordo com a guia de procedimentos em anexo.

 (Guia de procedimentos) 

 

IMPORTANTE: Documento Provisório - 2016/2017

Foi autorizado no Conselho de Gestão da Faculdade de Arquitetura, que os alunos poderão entregar o documento referente ao Projeto Final de Mestrado, mas que as Provas Públicas só serão agendadas após a aprovação em todas as unidades curriculares que compõe o Plano de Estudos do respectivo Curso.


 

DISTRIBUIÇÃO DE ALUNOS POR TURMA

Informa-se a Comunidade Académica de que a colocação de alunos para constituição de turma, é calculada por ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO  de acordo com as prioridades definidas por lei, regulamento interno e preferências de escolha.

A alocação do aluno na turma é processada através da atribuição automática de uma senha digital gerada de acordo com a ordem de preferência por aluno e o número de vagas por Turma Única.

Não se poderá atribuir responsabilidade administrativa no processo automático de alocação de alunos.

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CANDIDATURAS- ENCERRADO

3ª Fase de candidatura aos Mestrados (Estudantes Nacionais)

Fase para Licenciaturas e Mestrados Integrados (Estudantes Internacionais)

 

CANDIDATURAS - ENCERRADO

 Fase de candidatura aos Mestrados (Estudantes Internacionais)

Semestres Avançados dos Mestrados Integrados/Mudanças de Curso/Transferências/Regimes Especiais/Titulares de Curso Médio Superior

 

VAGAS - Concursos / Concursos Especiais / Regimes Especiais

 

PROJETO FINAL DE MESTRADO - DOCUMENTO PROVISÓRIO:

Entrega e Defesa da Dissertação/Projeto Final - 2º semestre 2015/2016

ATENÇÃO: A Entrega só será possível até às 12h30m do dia 31 de outubro.

 

DO INTERESSE GERAL / ALUNOS:

Publicação do Regulamento do 2º Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre

Sistema de Atendimento online das Secretarias

Como Conferir os Históricos Curriculares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atendimento

 

 

Sistema de Atendimento online das Secretarias

A Secretaria de Graduação informa que irá dar cumprimento ao Despacho do Senhor Presidente da FA, de 14-10-2014, sobre o Sistema de atendimento online.

Apresentação de requerimentos e reclamações nas secretarias ou no expediente:

Noticia alterada em 25/03/2015

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The service Online of the Secretariats

The Secretary of Graduate reports that will comply the decision of the President of the Faculdade of the Arquitetura of the October 14, 2014 on the service Online.

Submission of applications and complaints in the Secretary and expedient service:

News published in 25/03/2015

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 Histórico

Como Conferir os Históricos Curriculares

Os alunos dirigem-se à secretaria com frequência para colocar questões sobre as equivalências entre planos. Este documento procura ajudar o aluno na clarificação de tais questões evitando as perdas de tempo associadas a tais idas.

Os passos a seguir estão descritos no portal da Secretaria de Graduação 

Noticia publicada em 17/10/2014 

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 Historicoingles

How to Conferring the Curricular Historic

To avoid the displace of the students at the Secretary of Graduation for questions about the  accreditations between plans. In the Secretary Graduation portal there is a document that seeks to help the student in clarifying such issues avoiding wasted time.

News published in 17/10/2014

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Proposta

Resultados da Proposta de Trabalho Final de Mestrado

No âmbito da entrega da proposta do trabalho final de Mestrado, a Secretaria de Graduação publica os resultados, das mesmas:

- Resultados das propostas de trabalho final de Mestrado;

- Prazo para reformulação está descrito no Despacho nº 85/2015;

Noticia publicada em 08/01/2016                                                                                                                                                                                                   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EntregaPFM

Entrega e Defesa da Dissertação/Projeto Final - 1º Semestre

A Secretaria de Graduação relembra os alunos da Faculdade de Arquitetura que:

A data limite de entrega do Documento Provisório de PFM ou Dissertação no 1º semestre de 2015/2016, será 25 de janeiro. – Entrega na Secretaria de Graduação da FA (Despacho nº 48/2015)

Declarações para a entrega;

defesa dos trabalhos finais de será realizada entre 29 fevereiro e 11 março.

Editais;Editais

Noticia alterada em 25/02/2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrega e Defesa da Dissertação/Projeto Final - 2º Semestre

A Secretaria de Graduação relembra os alunos da Faculdade de Arquitetura que:

A data de entrega do Documento Provisório de PFM ou Dissertação no 2º semestre de 2015/2016, será no dia 17 de junho. – Entrega na Secretaria de Graduação da FA (Despacho n.º 19/2016)

ATENÇÃO: A Entrega só será possível até às 12h30m do dia 17 de junho.

Declarações para a entrega;

defesa dos trabalhos finais de será realizada entre os dias 4 e 6 de julho de 2016.


Prolongamento do PRAZO de entrega do Documento Provisório de PFM ou Dissertação

Para prolongamento, deverá ser enviado até dia 17 de junho de 2016, um PEDIDO (ticket) à Secretaria de Graduação com a respectiva solicitação e em anexo documento indicando parecer positivo da sua orientação.
 
O Prazo será prolongado para 31 de outubro de 2016.
ATENÇÃO: A Entrega só será possível até às 12h30m do dia 31 de outubro.
 
defesa dos trabalhos finais de será realizada entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro de 2016.
Noticia alterada em 15/06/2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recurso/Melhoria

Época de Recurso/Melhoria do 1º semestre

A Secretaria de Graduação informa que devido à atualização da base de dados, que ocorreu durante a tarde do dia 20-01-2016, as inscrições da época de recurso/melhoria do 1º semestre, irão ser prolongadas até às 12:30 do dia 22-01-2016.

Época de Recurso:

Limite de Inscrições:

- Alunos com estatuto trabalhador estudante - sem limite inscrições a exames (no entanto devem ter em atenção ao Despacho nº 2/2015);

- Alunos sem estatuto - 2 inscrições a exames.

Local de Inscrições:

No portal de estudantes

Época de Melhoria:

Limite de Inscrições:

- Sem Limite - Emolumento devido

Local de Inscrições:

- Na Secretaria de Graduação da FA

Época de Avaliação Extraordinária (Despacho nº 2/2015):

Limite de Inscrições:

- Sem limite nas unidades curriculares que não obrigatória a ida a exame - Emolumento Devido

- Com Limite nas unidades curriculares que é obrigatória a ida a exame

Local de Inscrições:

- Sem limite nas unidades curriculares que não obrigatória a ida a exame - Pedido através dos pedidos online - Especificando as U.C.s a inscrever;

- Com Limite nas unidades curriculares que é obrigatória a ida a exame - No portal de estudantes (Época de Recurso)

Noticia alterada em 20/01/2016

 

 

 

 

 

 

 

Época de Recurso/Melhoria do 2º semestre e Avaliação Extraordinária

A Secretaria de Graduação informa que as inscrições da época de recurso/melhoria do 2º semestre, irão decorrer nos dias 22 e 23 de junho.

Época de Recurso:

Limite de Inscrições:

- Alunos com estatuto trabalhador estudante - sem limite inscrições a exames (no entanto devem ter em atenção ao Despacho nº 2/2015);

- Alunos sem estatuto - 2 inscrições a exames.

Local de Inscrições:

No portal de estudantes

Época de Melhoria:

Limite de Inscrições:

- Sem Limite - Emolumento devido

Local de Inscrições:

- Na Secretaria de Graduação da FA

Época de Avaliação Extraordinária (Despacho nº 2/2015):

Limite de Inscrições:

- Sem limite nas unidades curriculares que não obrigatória a ida a exame - Emolumento Devido

- Com Limite nas unidades curriculares que é obrigatória a ida a exame

Local de Inscrições:

- Sem limite nas unidades curriculares que não obrigatória a ida a exame - Pedido através dos pedidos online - Especificando as U.C.s a inscrever;

- Com Limite nas unidades curriculares que é obrigatória a ida a exame - No portal de estudantes (Época de Recurso)

Noticia alterada em 20/01/2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscricao_turmas

Escolha de turmas nas unidades curriculares do 2º semestre do ano letivo de 2015/2016

Instruções:

A escolha de turmas nas unidades curriculares do 2º semestre do ano letivo de 2015/2016, decorrerão segundo o mapa de instruções, a partir das 10:00 horas (no primeiro dia).

Chama-se a atenção para:

- Escolha de Optativas de 2015/2016 (2º Semestre):

Este ano letivo de 16 a 19 de fevereiro, irá ser usado um formulário para a escolha das optativas do 2º semestre, através do link, sob pena de não ficar inscrito.

Esta escolha será analisada pelos serviços e os alunos serão colocados com base na preferência, data/hora do preenchimento do referido formulário. Segundo o plano de estudos o aluno só poderá ser inscrito numa Unidade Curricular de 3 ECTS ou a duas Unidades Curriculares de 1,5 ECTS.

- Os alunos que frequentaram turmas em outro regime, deverão fazer a sua escolha de turma no regime do seu curso;

- Outros casos deverão seguir o definido no Regulamento de Mudança de Turma/Permuta (de 18 de fevereiro a 3 de março de 2016);

- A necessidade do cumprimento de todos os prazos estipulados.

Noticia alterada em 15/02/2016  

Voltar                                                                                 inscrições

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Reformulacoes 

Resultados das Reformulações de Propostas do Trabalho Final de Mestrado

No âmbito da entrega das reformulações de propostas do trabalho final de Mestrado, a Secretaria de Graduação publica os resultados, das mesmas:

Resultados das reformulações das propostas do trabalho final de Mestrado;

- Prazo para reformulação está descrito no Despacho nº 85/2015;

Noticia publicada em 29/01/2016                                                                                                                                                                                                   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DE ALUNOS POR TURMA

Informa-se a Comunidade Académica de que a colocação de alunos para constituição de turma, é calculada por ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO de acordo com as prioridades defininas por lei, regulamento interno e preferências de escolha.

Não se atribui responsabilidade administrativa à Secretaria de Graduação no processamento de inscrições.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matriculas

Matriculas - 3ª FASE - a partir das 10:00 do dia 14-10-2016 até às 16:30 do dia 18-10-2016

Instruções para as inscrições - Ano letivo 2016/2017;

Circuito do processo de Matricula;

Formulário da Informação Escolar – Contingente Especial para portadores de Deficiência Física ou Sensorial;

Calendário Académico;

Links utilizados na FA;

Documentação Necessária;

Prazos de Matricula;

Planos de estudos;

Propinas.

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Inscrições

Inscrições

Instruções para as inscrições - Ano letivo 2016/2017; 

Planos de estudos;

Transição entre Ciclos de Estudos (Despacho nº 37/2016); 

Regras de Inscrição e Transição de Ano 

1.Transitam para o ano seguinte aquele em que se encontra inscrito: 

a) Os alunos que obtenham aprovação em todas as unidades curriculares do ano; 

b) Os alunos com unidades curriculares em atraso cujos créditos, no seu conjunto, não ultrapassam os 30 ECTS. 

2.Os alunos podem inscrever-se, por ano letivo, num número máximo de unidades curriculares cujos créditos, no seu conjunto, não ultrapassem os 90 ECTS. 

Sublinhando que quando a Transição de Ano corresponde simultaneamente a uma Transição de Ciclo, prevalece o regime de Transição entre Ciclos. 

Tabela de Precedências; 

Optativas do 1º Semestre do ano letivo de 2016/2017; 

Calendário Académico;

Propinas.

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